Apoio à Resistência Indígena – MiniDoc

Esse MiniDoc é apenas uma reunião de cenas e falas importantes de lideranças indígenas falando sobre o Brasil e o mundo, enquanto o lamentável Genocida da República fazia e faz promessas de retirada de direitos e perseguições contra a autonomia e liberdade indígena. Se alguém tinha dúvida do enquadramento técnico acerca da palavra GENOCÍDIO para designar as atitudes de Bolsonaro, sua negligência e ataques ao direito indígena em um momento de pandemia com potencial devastador, não deixa mais nenhum pudor em nós, seus críticos.

Relembrar a fala de Ailton Krenak em 1987, por ocasião das audiências para Assembléia Nacional Constituinte não é apenas importante, como também emocionante e simbólico. Sua fala enquanto passava tintura preta no rosto é emblemática. A Constituição Federal de 1988, que vigora, trouxe, pela luta indígena, os direitos que agora estão querendo eliminar numa nova matriz populista de extrema-direita representada pelo atual (des)governo do país. O resultado foi a inovação no Capítulo VIII. A seção, intitulada “Dos Índios”, versa sobre a organização social, a cultura e o direito sobre as terras dos povos indígenas.

Organizações como a Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP), em conjunto com a União das Nações Indígenas, o Centro Ecumênico de Documentação e Informação, o Conselho Indigenista Missionário e outras 30 entidades indigenistas fundaram a “Coordenação Nacional-Povos Indígenas e a Constituinte”, fato que contribuiu na redação dos direitos contidos nos artigos 231 e 232 da Constituição de 1988.

Em 2019, o Presidente Jair Bolsonaro fora denunciado perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) devido a suas políticas para os indígenas. O pedido foi protocolado pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, como uma advertência contra a política de Bolsonaro destinada aos indígenas brasileiros.

Estamos unidos à luta e à resistência dos povos originários do país.

Assista ao vídeo:

image_pdfPDF Exportarimage_printImprimir

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: