Encontro digital | “Cultura Libertária e militância Anticlerical no Brasil (1901-1935)” A.N.A.

Neste sábado, 27 de fevereiro, a partir das 19 horas, o Centro de Cultura Social (CCS) receberá em seu canal no YouTube Cleber Rudy, Doutor em história pela UNICAMP, professor em Santa Catarina, autor do livro “O anticlericalismo sob o manto da Republica”. Ele falará sobre “Cultura Libertária e militância Anticlerical no Brasil 1901-1935”.

Resumo

O anticlericalismo enquanto concepção teórica e prática de oposição à dominação clerical foi cultivado de início nas sociedades contemporâneas europeias – especialmente em regiões de grande projeção católica –, mas que sem demora, encontrou solo fértil, para a sua propagação também no Brasil. Nesse sentido, o presente estudo propõe investigar o anticlericalismo (com ênfase na sua versão mais radical, defendida pelos anarquistas), assim como o conteúdo do discurso anticlerical difundido na imprensa e na literatura que, no início do século 20, circulou e foi produzida no Brasil.

>> Canal do CCS no YouTube:

www.youtube.com/centrodeculturasocial 

FB: https://www.facebook.com/events/203407198158369

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/25/lancamento-o-anticlericalismo-sob-o-manto-da-republica-tensoes-sociais-e-cultura-libertaria-no-brasil-1901-1935-de-cleber-rudy/

agência de notícias anarquistas-ana

rugas na alma,
não resolve
nem acalma

João César dos Santos

image_pdfPDF Exportarimage_printImprimir

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: