fbpx

Escreva no GAMBIARRA – Tutorial

TUTORIAL GAMBIARRAComo postar textos no portal Gambiarra MiniDoc

Você está convidado a fazer parte do Coletivo Gambiarra para desenvolver e publicar textos no Portal Gambiarra MiniDoc. Você terá um perfil com Login e Senha e seus textos terão ao final sua foto, nome, uma pequena bio e links para suas principais redes sociais e sites, como o exemplo abaixo:

Então, a primeira coisa é preencher o formulário de cadastro abaixo, onde será pedido seu nome, email, uma pequena Bio e links de suas redes sociais e sites. Em seguida, entraremos em contato para pedir uma foto para seu perfil. Depois do cadastro você terá acesso à área de Administração e poderá substituir, apagar ou acrescentar informações ao seu perfil.

Há duas formas de contribuir com o Gambiarra: como Colaborador e como Autor. Outras modalidades serão acrescentadas futuramente.

Colaborador: é o usuário que demonstrou interesse espontâneo e quer colaborar. Ele receberá um perfil com login e senha e poderá escrever textos e contribuições e submetê-las à revisão para os editores do portal. Os Editores entrarão em contato para adequações e retorno sobre o conteúdo até que ele possa ser publicado dentro das normas do site. Conforme os conteúdos adquiram autonomia dentro do que o site se propõe, o Colaborador passará a Autor, tendo mais liberdade em produzir conteúdos para o site.

Autor: é o usuário que passou pela fase de Colaborador ou que a equipe do Gambiarra já conhece ou já teve contato com seu trabalho e o convidou para publicar. Ele receberá um perfil com login e senha e poderá escrever textos e contribuições normalmente. No início, até pegar o jeito, é sugerido que ele grave suas contribuições como rascunho e submeta à revisão dos editores, mas ele já está desde o início liberado para publicar. Ou seja, é uma relação de confiança estabelecida.

Embora prezemos pela liberdade de expressão o site possui uma temática específica, portanto é necessário que cada colaborador possa contribuir reforçando esta temática, mesmo que seu posicionamento seja distinto do nosso. Por exemplo: discurso de ódio, apologia ao fascismo e ao neoliberalismo, todo e qualquer tipo de discriminação, racismo, sexismo, homofobia, etc., não terão espaço no Gambiarra MiniDoc.


Algumas dicas sobre textos

É importante que o texto a ser publicado seja desenvolvido dentro de certos critérios para que as pessoas possam se instruir com prazer. Não há regras específicas (embora seja importante certo domínio da língua portuguesa – gramática, ortografia, etc..), embora nossos editores possam corrigir alguma coisa que chame a atenção (sempre o autor será avisado). A estrutura sugerida é a de praxe: introdução, tese inicial, desenvolvimento (justificativa) e conclusão. Textos assim ajudam na compreensão e dão prazer de ler, muito embora incentivamos a criatividade e a liberdade de se expressar da maneira que melhor o autor se sentir à vontade.

Fizemos um vídeo para explicar as telas depois do cadastro feito onde explicamos como postar os textos, colocar imagens, tags, categoria do post, etc. Recomendamos que assistam e tirem todas as suas dúvidas com nossa equipe.

Muito obrigado e esperamos grandes e importantes contribuições. Assista ao vídeo e preencha o formulário.

Completo, por favor. Coloque entre parênteses o nome de usuário que gostaria de ser registrado.
Inclua sua formação, textos que já publicou (URLs), seus perfis nas redes sociais, por favor! Conte mais sobre você, de forma breve e objetiva.
Envie seu telefone (com DDD) para incluí-lo em nosso grupo do Telegram e solicitarmos sua foto de perfil.
Acompanhe nas outras redes:

Hits: 34

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: