Manifesto Gambiarra

Entendemos que a vida é um fenômeno cuja vivência não se dá através de algum tipo de manual; seja ele pragmático ou metafísico. Por mais que sejamos treinados desde o nascimento a certo modo de vida, entendemos que esse modo não nos confere a melhor vida possível a ser vivida pelos seres humanos. Esse modo, por tudo o que pudemos conhecer dele ao longo da história, foi imposto e desenvolvido como meio para que houvesse um exercício de poder compulsório e para atender e enriquecer um número reduzido de privilegiados.

A vida, portanto, apresenta-se a todos nós, desviantes dos desígnios impostos pelo poder, como uma grande gambiarra, já que vivemos na tentativa constante de conciliar aquilo que nos solicita a estrutura coercitiva na qual nascemos e a possibilidade de sonhar um mundo diferente, um alter-mundo.

Gambiarra aqui, portanto, não se trata de algo mal feito; meros arranjos aleatórios que adquirem funcionalidades específicas, mas, sobretudo, da capacidade humana de compreender a realidade, sua estrutura, e buscar formas de conciliar a vida “normal” (ou normatizada pelo sistema) com a necessidade urgente de transformá-la em outra coisa. Por isso a perspectiva anarquista se abre não só como possível, mas como desejável, pois forjar uma vida sem relações de poder é pensar a vida como criação constante, em contínuo redimensionamento, abrangendo as relações de trabalho, a vida social, o amor e toda sua dimensão afetiva e intelectual.

A cada etapa, ou no próprio processo de ruptura entre esses dois modos de vida, sem manuais, sem gurus, mestres ou líderes, teremos que improvisar e fazer gambiarras com arranjos provisórios que possam evoluir em direção a uma vida autêntica e compartilhada.

A ousadia de pensar o novo, o impossível, outro mundo, baseados em estudos, ciência, filosofia, arte e capacidade de empreender, perfaz nossa ideia de gambiarra como estética existencial. E é com esse espírito que desenvolvemos cada texto, vídeo e obra apresentados em nosso site, canal de vídeos, podcasts e outras formas de expressão que exploraremos nessa jornada.

Esperamos que estejam conosco. A vida humana é um fenômeno indissociável do coletivo e é no coletivo e pelo coletivo que estaremos desenvolvendo nosso trabalho. Portanto, colabore conosco, seja apadrinhando esse esforço com as diversas modalidades de financiamento disponível, seja divulgando nosso trabalho ou desenvolvendo conteúdos para publicarmos. Venham conosco nessa grande gambiarra coletiva que é a vida…

Entrem em contato através das plataformas abaixo:

Twitter: @GMinidoc
Youtube: https://youtube.com/gambiarraminidoc
Kolektiva: https://kolektiva.media/video-channels/gambiarra/
Facebook: @gambiarraminidocs
Instagram: @gambiarraminidoc 
email: gambiarraminidoc@gmail.com 
Apoio: https://gambiarraminidoc.org/apoie

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: